A ANEEL anunciou o acionamento da bandeira tarifária amarela para este mês de dezembro, indicando melhora nas condições de geração de energia no país e redução no custo repassado ao consumidor.
Com a mudança dentro do Sistema de Bandeiras Tarifárias, a cobrança extra na conta de luz será menor em comparação aos últimos dois meses, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2 — a mais cara da escala.
A bandeira amarela sinaliza um cenário menos crítico para os reservatórios e para o custo de operação do sistema elétrico, refletindo em alívio financeiro para famílias e setores produtivos. Ainda assim, especialistas reforçam a importância do uso racional de energia, já que o patamar indica atenção, embora sem gravidade extrema.
Como funciona o sistema de cores
💡 O sistema de cores da Aneel sinaliza as condições de geração de energia. Se chove pouco e as hidrelétricas geram menos, é preciso acionar usinas termelétricas, que são mais caras.
💡 Para pagar por essas usinas, a Aneel aciona as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, com taxas extras na conta de luz.
Saiba quanto custa cada bandeira
Cada bandeira tarifária acionada pela Aneel pode gerar um custo extra ao consumidor:
Contas de 2024 da Prefeitura de Reserva do Cabaçal são aprovadas pelo TCE
Governo afirma que medida deve reduzir custos para tirar carteira de motorista.
Energia fica mais barata após dois meses de cobrança da bandeira vermelha
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.